Democratizando a Gastronomia

Feira de Comida de Rua voltará a acontecer em março

Feira de Comida de Rua voltará a acontecer em março

O Chef Rodrigo Paz apresentou nesta quarta-feira, 19/2, durante evento do polo gastronômico do SEBRAE/RS, o projeto “Comida de Rua”.

A ideia do movimento, iniciado em 2012, é valorizar o comercio de alimentação feito diretamente nas ruas da cidade, através de trailers, carrocinhas e ambulantes, por exemplo.

- Cerca de um terço da população mundial consome alimentos  diretamente nas ruas das cidades. É um mercado de 2,5 bilhões de pessoas que não podemos desconhecer – disse.

Oferecer a boa gastronomia como forma de lazer e inclusão social pelas ruas, também é meta desta proposta  que já organizou três feiras independentes de comida de rua em Porto Alegre com muito sucesso.

Tendo como local a Rua da República, no bairro Cidade Baixa,  os eventos já reuniram mais de 10 mil pessoas  em torno do prato principal: comida de qualidade, preços acessíveis e shows de artistas locais.

A próxima feira de comida de rua será realizada no dia 16 de março, também na Cidade Baixa, em comemoração ao primeiro aniversário do movimento que já formou  a Associação Gaúcha de Comida de Rua

Rodrigo é o Chef das Ruas

Rodrigo é o Chef das Ruas

Tendências

Além de Rodrigo Paz, o encontro reuniu outros dois convidados palestrantes que trataram das tendências da gastronomia.

 O foco em pesquisa sobre os hábitos do cliente, descentralização das lojas, muita informação e  atenção com a equipe, foi a receita apresentada pelo empresário Rodrigo Seninha do restaurante  Sashiburi de comida japonesa.

 –  Acredito que o crescimento da empresa está muito relacionado a equipe que você forma – apontou Seninha.

O proprietário do Bistrô Del Barberi, Marcelo Schambeck,  também falou e  acredita que focar na gastronomia local, com qualidade na escolha dos produtos é o caminho.

- O mercado da gastronomia está voltado cada vez mais para o local. Isso é uma tendência do mundo todo e aqui não é diferente. O regional é o melhor – destacou Schambeck.

A primeira missão internacional do Pólo de Gastronomia do SEBRAE/RS será em maio, durante a Feira NRA de Alimentação de Chicago, nos EUA. A entidade deverá apoiar a ida de uma delegação de 15 empresas.